Existe escola de tempo integral em Caruaru?

O conceito de escola de tempo integral advém da idealização do que seria uma educação inovadora, crítica e prazerosa do antropólogo,vescritor e político mineiro Darcy Ribeiro que encontrava eco nos pensamentos do não menos importante educador baiano, Anísio Teixeira. Darcy afirmava: ”Só uma escola nova, concebida com o compromisso de atender as condições objetivas em que se apresenta o aluno oriundo das classes menos favorecidas, educará o Brasil.

.

https://i2.wp.com/www.crmariocovas.sp.gov.br/images/esc_tempo_integral.JPG

.

Por marcos césar

 .

Só uma escolarização de dia completa, com professores especialmente preparados e de rotina educativa competentemente planejada, acabará com o menor abandonado que existe no Brasil. Assim é porque só aqui se nega à infância pobre a escola que integrou na civilização letrada a infância de todas as nações civilizadas”. (Darcy Ribeiro – 1995).
Em vida, ele teve a oportunidade implantar no estado do Rio os CIEPs, durante o mandato de Brizola nos anos 80.
Refletindo sobre isso, imagino que uma escola para ser chamada de integral não pode se basear apenas em palavras. Muito pelo contrário, é preciso que se estruture esse projeto não só no aspecto físico, mas, principalmente, no humano.

Dessa forma, para os leigos e menos avisados, é fácil acreditar que haja de fato em nosso município “o ensino em tempo integral”.
Desde  o início dessa gestão, apregoa-se que se estaria implantando tal sistema de ensino. Olhe que tivemos na “Seduc”  pessoas de “renome” à frente de tal projeto, como o ex-secretário adjunto e a ex-diretora de ensino.
Mas pergunto: EM QUE UNIDADE DA REDE ela de fato acontece? Na unidade do Cedro ou na do Mª Auxiliadora? Pelo que sei, nada saiu do papel. nem sairá pelo que vejo.
Essa foi e é mais uma demonstração do OURO DO TOLO que recebemos em troca da nossa confiança de eleitores!

About these ads
por Jornal de Caruaru

Escreva aqui, sua opinião sobre este assunto

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s