Caruaru é sede do primeiro CAUD II de Pernambuco

Foi inaugurado na manhã de hoje (09) em Caruaru o primeiro CAUD II – Centro de Atendimento a Usuários de Drogas, em regime de abrigo em todo o estado.

.

.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação dos alunos do curso de música dos Centros de Qualificação Profissional I e II, apresentação de maracatu com o grupo do ProJovem Adolescente e a Orquestra de Violino dos Meninos do Morro Bom Jesus. Todos esses programas são oferecidos pela Secretaria da Criança, do Adolescente e Políticas Sociais.

O Centro é destinado a abrigar o oferecer tratamento especializado a crianças e adolescentes de até 17 anos, usuárias de entorpecentes. O local tem como objetivo promover ações de proteção e acompanhamento aos jovens que mantenham relações conflituosas com vários tipos de drogas, inclusive o álcool.

A unidade de Caruaru terá 26 funcionários em regime de plantão e tem capacidade para abrigar 30 crianças e adolescentes oferecendo a eles acompanhamento psicológico específico para dependentes de substancias psicoativas. Além disso, o local oferece acolhimento, higienização e alimentação, são seis refeições diárias com cardápio elaborado por nutricionista e programa de atividades que inclui esportes, oficina de cordel, aula de informática, horta, capoeira, grupos de artes, vivencia comunitária e palestras de prevenção a recaídas. De acordo com o diretor do centro, Maurício Soares, o jovem que tem envolvimento com droga é vítima, muitas vezes de uma reestrutura familiar “oferecemos aqui um tratamento temporário para os dependentes químicos, mas com resultado duradouro”. O Centro já funciona no Sítio Brejo Novo, BR 104, Km 71, antiga Mansão da Vida.

Para ser atendido pelo CAUD II, o jovem deve passar por uma triagem no CREAS – Centro de Referencia Especializado em Assistência Social, “É preciso que a família queira ajudar o jovem e o convença a procurar ajuda” explicou o diretor do CAUD II, Maurício Soares.

A implantação do CAUD II é uma iniciativa inédita no estado, tendo em vista que o CAUD I só presta atendimento sem oferecer abrigo e tratamento contínuo e é fruto de uma parceria entre os governos municipal e estadual.

About these ads
Por Jornal de Caruaru

2 comentários em “Caruaru é sede do primeiro CAUD II de Pernambuco

  1. O nosso prefeito está de parabéns por essa maravilhosa obra pois vai salvar muitas vidas das drogas.Bruna

Escreva aqui, sua opinião sobre este assunto

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s