TRABALHADOR TEM QUE RECEBER FÉRIAS DOIS DIAS ANTES DE SUA SAÍDA, DIZ TST.

É direito do trabalhador, mas pouca gente conhece. Quem vai sair de férias e não recebeu o pagamento antecipado tem direito a um bônus.

.

http://www.portalcine.blogger.com.br/ferias.jpg

.

A Justiça mudou a interpretação da lei e agora o benefício vai direto para o trabalhador, é o entendimento que vem sendo seguido pelos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Sair de férias sem receber pagamento dá direito a remuneração em dobro. E não importa se a empresa atrasou um dia ou dois dias. Viajar, descansar ou simplesmente ter algum tempo pra colocar a vida em ordem.

“Vai chegando o fim do ano a gente vai ficando ansiosa mesmo pelas férias”, diz a agente administrativa Gabriela da Fonseca.

“Quando você marca as suas férias o que você quer? Aproveitar”, comenta Taís Rejane, advogada. E se chegar a hora das férias e o dinheiro não tiver saído? A Justiça decidiu que nesse caso o empregado tem o direito de receber o dobro.

Por lei, um terço do salário mais a antecipação do mês seguinte têm que ser pagos dois dias antes do início das férias. “Eu acho que quase ninguém sabe disso”, conta a bancária Maria Diva da Silva.

Ações no TST
Quem sabia, foi atrás. Nos últimos dez anos, o Tribunal Superior do Trabalho julgou dezenas de ações de empregados reclamando que não tinham recebido o dinheiro das férias a tempo.

Agora, os ministros chegaram a um consenso. Se houver atraso no pagamento, mesmo que por um dia, não importa, a punição é a mesma.

“As férias têm que ser remuneradas, antecipadamente. Descumpriu a regra, a consequência é pagamento em dobro”, conta o ministro do TST Aloysio da Veiga

Muitas empresas que atrasavam o pagamento das férias eram punidas com uma multa administrativa com essa nova interpretação do TST fica claro que só a multa não é suficiente.

Fonte: Agência DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
About these ads
Por Jornal de Caruaru

19 comentários em “TRABALHADOR TEM QUE RECEBER FÉRIAS DOIS DIAS ANTES DE SUA SAÍDA, DIZ TST.

  1. AS LEIS SÓ PENALISA O PATRAO COMO SE ELE FOSSE UM MARGINAL, GENTE VAMOS ARRASOAR, O PATRÃO NA MAIORIA DAS VEZES FICA SEM SALARIO, PEGA EMPRESTIMO PARA PAGAR OS FUNCIONARIOS,E NÃO TEM NENHUM DIREITO, TODAS AS LEIS SÃO PUNITIVAS PARA ELE COMO SE ELE TIVESSE FEITO UM GRANDE MAU PARA O EMPREGADO. AÍ UM PUNHADO DE VAGABUNDO LÁ NO CONGRESSO QUE NÃO TEM O MINIMO DE NOÇÃO O QUANTO SOFRE UM PEQUENO EMPRESÁRIO PARA SE MANTER COM AS PORTAS ABERTAS. AI ELES JULGAM TODOS COM O MESMO PESO DA LEI, QUE ELES FAZEM PENSSANDO NELES, QUE RECEBEM SALARIOS, 10/3, 10/4, FERIAS, MENSSALÃO, PROPINAS. PARA ELES TODO MUNDO VIVEM COMO ELES, MAS A REALIDADE É BÉM DIFERENTE.

      • Concordo com você adirson, se não pode ter funcionário, então não vira patrão, os funcionário tem que levar comida pra casa enquanto os patões só quer comer o de melhor, mas na hora de pagar os funcionários ficam chorando, e mesmo falindo eles quer ter o luxo sem condições.

  2. sai de ferias mas a empresa so pagou minhas ferias quando faltava 7 dias pra eu retornar ao trabalho. ta certo isso?

      • Ednilson também só fui receber as minhas ferias 10 dias depois, e nisso pq fiquei no pé, isso é muita sacanagem , sabe que o funcionário vai sair de ferias ai fica nessa enrolação . A gora vai faltar,chegar atrasado 5 ,pega logo um desconto.

        d

  3. minhas ferias é pro dia 5 de novembro q o dinhero cai na conta dois dias antes mais ai vai ser sabado e sexta é feriado.quando eu vo recebe?

  4. Fui mandada embora sem justa causa,porem meu antigo patrao, me pagava ferias sempre atrasado. ele nao vai querer me pagar o atraso,oque faco,quem procurar

  5. Olá Jornal, gostaria de saber qual o número da lei e o artigo pertinente aos 2 dias anteciapados das férias.. Obrigado!

    • eu também gostaria de saber o artigo que diz isso, pois quero levar p minha empresa já e 31/10 saio de férias 1/11 e ainda não depositaram o dinheiro.

  6. Eu soube que quando a pessoa tá pra sair de férias,é trabalha no dia anterior, meio turno .Gostaria de tirar essa dúvida.

  7. eu sai de ferias e o meu pagamento só saiu 15 dias depois. eu tenho direito de recebe-la em dobro?
    qual é a lei que me garante isso? quem souber me respondo por favor.

Escreva aqui, sua opinião sobre este assunto

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s